Durante as manhãs deste sábado e domingo (24 e 25/1), a Educamar, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BP), participou das programações do Sesc Verão 2026, no Balneário Morro dos Conventos, em Araranguá, litoral sul catarinense.
Montamos uma tenda de educação ambiental com exposição de fotos, animais marinhos taxidermizados (empalhados), ovos de tartaruga, partes de esqueletos de peixes e mamíferos. Foram distribuídos folhetos informativos sobre o impacto do lixo nos animais e como proceder ao encontrar animais marinhos encalhados nas praias.
A assistente técnica responsável pela educação ambiental da Educamar, bióloga Paula Nassar, comemorou o sucesso do evento em que participaram cerca de 150 pessoas, incluindo 125 crianças do Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros.
Também participaram da ação a técnica de monitoramento Letícia da Silva, a veterinária Joana Zomer e a coordenadora de pesquisa da Educamar, Suelen Santos.




“Foi uma ação muito produtiva, educativa e emocionante. Queremos agradecer essa parceria com o Sesc, o Corpo de Bombeiros, as instituições e todas as pessoas envolvidas na organização deste evento”, agradece Paula.
Encontrou um animal marinho encalhado na praia? Ligue 0800 641 5665.
A Educamar monitora o trecho entre a Barra do Rio Araranguá até a Barra do Rio Mampituba.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas (PMP-BP) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades de pesquisa e aquisição de dados geológicos realizadas pela TGS na Bacia de Pelotas.
