Skip to content
Destaques-TGS-apresenta-projeto-de-pesquisa-sísmica-ao-Sitrapesca

TGS apresenta projeto de pesquisa sísmica ao Sitrapesca

A TGS iniciou em novembro as atividades de comunicação social referentes à Pesquisa Sísmica Marítima 3D na Bacia de Pelotas. Tais ações integram o Projeto de Comunicação Social (PCS).

Na sexta-feira (7/11), ocorreu um encontro em Itajaí com representantes do setor pesqueiro, por intermédio do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca). O presidente do Sitrapesca de Itajaí, José Henrique Pereira, esteve presente na reunião.

Durante o encontro, a oceanógrafa Ana Paula Stein Santos, representando a TGS e a EnvironPact, detalhou os principais aspectos do PCS. Foram apresentados os objetivos e a metodologia da pesquisa sísmica, o cronograma das atividades, as medidas de segurança adotadas para proteger a navegação e a pesca na região e os canais de comunicação e ouvidoria disponíveis para as instituições do setor.

Ferramentas de transparência e diálogo

A TGS também apresentou o aplicativo “Aviso aos Navegantes”, ferramenta que permitirá o acompanhamento em tempo real da localização do navio sísmico durante as operações. A empresa explicou a finalidade do aplicativo para garantir a segurança da navegação e a transparência das operações.

Na reunião, o presidente do Sitrapesca informou que o sindicato mantém um contato mais direto com os pescadores associados, possuindo um alcance limitado sobre pescadores autônomos ou não vinculados à entidade. Contudo, ele comprometeu-se a divulgar informações sobre o projeto, caso seja procurado por pescadores não associados, além de indicar pessoas e instituições relevantes para ampliar o diálogo com o setor.