Skip to content
WhatsApp Image 2026-01-18 at 11.33.06

Lobo-marinho juvenil é registrado na orla do Morro dos Conventos

Um lobo-marinho-do-Sul (Arctocephalus australis) foi avistado na orla da praia do balneário Morro dos Conventos, em Araranguá-SC, na manhã deste domingo (18/1). A equipe da Educamar foi acionada, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas (PMP-BP), e isolou a área para preservar tanto a segurança como o descanso do animal.

Segundo a veterinária da Educamar, Ceres Gomes Vaz, o lobo-marinho juvenil apresenta boa condição corporal e, aparentemente, buscou a areia da praia para descanso, uma característica comum dos Pinípedes (lobos, leões, focas e elefantes marinhos) após nadarem longas distâncias.

“A presença de pinípedes nesta época do ano não é rara, mas nos aponta que as colônias estão migrando mais cedo que o esperado”, analisa a bióloga e coordenadora de pesquisa da Educamar, Suelen Santos.

De acordo com a bióloga, o avistamento de lobos-marinhos-do-Sul no litoral Catarinense é mais comum durante o outono/inverno, quando esses animais deixam suas principais colônias, no Uruguai e na Argentina, e migram rumo ao Norte em busca de alimento:

“Quando cansados, procuram a areia da praia e costões para descansar, podendo ficar dias no mesmo local até recuperarem suas forças e seguirem seu rumo“, explica.

A equipe do Educamar equipe continua no local monitorando o animal e alerta para algumas dicas importantes ao avistar estes animais na praia:

Em primeiro lugar, ligue para o PMP-BP, o telefone de acionamento no trecho monitorado pela Educamar é 0800 641 5665 (Barra do Rio Araranguá até Barra do Rio Mampituba).

Mantenha distância mínima de 5 metros, lobos-marinhos são animais selvagens e podem atacar para tentar se defender. Não o alimente e nem o force a entrar na água. Afaste cães e curiosos para evitar o estresse. Respeite o descanso do animal. Ajude a conscientizar as pessoas.

A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas (PMP-BP) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades de pesquisa e aquisição de dados geológicos realizadas pela TGS na Bacia de Pelotas.